FNMC

Fundação Nacional de Mediação de Conflitos | Credenciada pelo TJMG -
Portaria Nº105/2VP/2017

Mediação Construtivista
Um dos grandes diferenciais da FNMC

A Mediação Construtivista é o método criado pela Professora Fernanda Lima, fundadora da FNMC, que tem como premissa a humanização do processo de mediação, de forma a contribuir para que os mediados não só superem a tensão do conflito, como consigam sedimentar uma nova estrada de forma colaborativa.

O método conta com vários tipos de mapeamentos, entre os quais O Mapeamento Periférico de Conflitos – um diagnóstico personalizado que permite ao mediador traçar o melhor caminho e escolher as melhores técnicas para cada caso. A eficácia do método vem sendo auferida pelo cumprimento dos acordos firmados em mais de 85% dos casos mediados pela FNMC.

Segundo Fernanda Lima, “o foco no ser humano permite despertar o que há de melhor nas relações pela identificação de pontos positivos e o empoderamento das partes na resolução do conflito vivenciado. Para tal, utilizamos técnicas diferenciadas como os Acordos Parciais e a Tocando nas Estrelas, esta última desenvolvida pela psicóloga e mediadora, Berenice Neide Brandão.”

O método da Mediação construtiva já foi testado em vários países, dentre os quais México, Portugal, Eslováquia, EUA, Argentina e Moçambique.